Na aula de 18.05.2021, a sala foi criada pelo pibidiano Venícius, e a aula iniciada às 13:10 pela professora supervisora Mítia, ela explicou para os/as alunos/as que a aula seria ministrada pelos/as pibidianos/as e ela acompanharia, faria alguns comentários e ajudaria se caso fosse necessário. Mais de 40 alunos estavam presentes, alguns entraram depois, pois faltou energia na casa de alguns deles.
Foi
dado continuidade a aula com o “Me lendo”, a aluna Beatriz leu um trecho do
livro “Quem é você, Alasca?” de John Green.
Começou
então as apresentações das companheiras pibidianas. A primeira foi Mirele que fez
uma apresentação retomando o assunto da aula passada sobre as Tipologias Textuais,
explicou, conceituou e exemplificou. Terminada a apresentação, a aluna Manuele
pediu explicação sobre o descritivo e expositivo e Mirele explicou e
exemplificou novamente e a aluna compreendeu.
Em
seguida a pibidiana Waneska entrou com a sua apresentação com trechos do conto
“A causa secreta” de Machado de Assis para exemplificar o tipo textual
descrição. Waneska perguntou se alguém queria ler, e o colega pibidiano Silvino
leu uma parte do conto. Antes de ler o último trecho, Waneska fez um suspense
que atraiu a atenção de muitos alunos, após a leitura, ela pediu para que eles
falassem o que imaginaram, os alunos ficaram bastante eufóricos e começaram a
descrever tudo o que eles imaginaram a partir da leitura, houve bastante
interação nesse momento. Alguns alunos até pediram sugestão de livros terror e Waneska
sugeriu “A culpa” de Ferdinand Von Schirach. Após a apresentação, a professora Mítia
comentou sobre a curiosidade e a imaginação que é despertada através da
leitura, e aproveitou o momento para falar da importância de ler.
Após
isso, a pibidiana Nadja fez uma apresentação sobre o tema “Escrita criativa:
produção de um texto descritivo” conceituando, dando dicas de como fazer um
texto descritivo, e ao final fez uma proposta de atividade que era a descrição
de uma imagem. Quando Nadja deu exemplos os alunos interagiram no bate papo, e
a professora comentou sobre a descrição está contida nos mais diversos gêneros.
A professora
fechou a aula falando sobre a avaliação e agradecendo aos pibidianos pela
colaboração, alguns alunos tiraram dúvidas sobre a prova, e aproveitaram para
expressar que amaram a aula dada pelas pibidianas. A aula terminou às 14:40.
A
segunda aula foi pelo google classroom, a pibidiana Kyssia anexou as
apresentações que ocorreram durante a aula, assim como a atividade sugerida que
consistia em descrever uma imagem, e que ficava a critério do aluno a escolha
da imagem.
Muito bom ter aula dinâmica assim!
ResponderExcluirVerdade, Eri! :)
Excluir