Na terça dia 25.05.2021 a
professora Mítia abriu a aula às 13:20 perguntando aos/as alunos/as se eles
haviam recebido as notas da avaliação, e pediu para que quem pudesse avisar aos
colegas que não estão conseguindo assistir as aulas, por algum motivo
específico, pedissem para entrar em contato com ela (Mítia) ou informasse a
coordenação da escola.
Após essa conversa inicial,
Mítia falou sobre a proposta de um projeto com as séries finais do ensino
fundamental, no qual os/as alunos/as apresentam um texto de qualquer gênero
textual para os idosos durante a visitação nos lares. O aluno Maycon leu um
texto que é referente a proposta do projeto chamado “Poema do idoso” de um
aluno de 14 anos da cidade de Sorocaba. Depois da leitura, a professora perguntou
qual a mensagem que esse texto trazia, alguns alunos abriram o microfone e
falaram. A mensagem do texto era uma reflexão sobre os idosos, que após o
envelhecimento eles são esquecidos e que clamam por um olhar. Eles se tornam
invisíveis diante da sociedade por não “servir” mais para trabalhar.
Mítia falou que dentre as
propostas disponíveis do projeto, a escolhida foi “Adote um idoso”, no qual os/as
alunos/as fazem um texto ou vídeo, de qualquer gênero, e envia para ela. Alguns
alunos se interessaram com a proposta.
Finalizado esse momento,
Mítia propôs aos/as alunos/as comentarem uma questão específica da prova, que
era sobre qual o texto que eles escolheram do “Debate: o nosso jornal na web”,
que é o jornal para os/as alunos/as postarem. Começou com a aluna Cleislane que
escolheu o cyberbullying, e relatou que já passou por isso. A próxima foi a
aluna Beatriz que falou sobre o ensino remoto e o respeito aos professores
nesse momento. Por fim, a aluna Vitória comentou sobre a matéria da colega
Débora acerca da violência doméstica. Tiveram algumas resistências por parte de
alguns alunos para não fazer a leitura.
A professora perguntou o
que os/as alunos/as entendiam por “debate” e os/as alunos/as abriram o
microfone para falar o que entendiam sobre. Esse assunto foi comentando porque
muitos alunos põem comentários curtos no Jornal da turma. Depois a professora
falou sobre o que era “debate”. A aula encerrou às 14:50 e não teve o “Me
lendo”.
A segunda aula foi pelo Google
Classroom, se tratava de uma atividade com 2 textos e algumas questões cada, postada
pela professora Mítia.
Comentários
Postar um comentário