Pular para o conteúdo principal

28ª Reunião geral do PIBID – Terça, 29 de março de 2022




A nossa primeira reunião presencial aconteceu no dia 29 de março de 2022. A reunião foi iniciada às 17h com a presença do coordenador Fernando, as professoras supervisoras Mítia e Lívia e alguns pibidianos. Como a reunião não estava prevista para terça, alguns pibidianos não puderam ir, assim como a professora supervisora Dóris.

Os pibidianos da professora Lívia falaram um pouco sobre os trabalhos que foram desenvolvidos com os alunos. Houve uma separação de trabalho entre o subgrupo, pois como alguns dos pibidianos não podem ir à escola, eles ficaram com a parte de preparar o material para os que podiam ir. A dinâmica do grupo parece muito boa, pois essa separação proporcionou que todos participassem, mesmo que não presencialmente, de tudo que estava rolando na sala de aula.

Após isso, o subgrupo que eu participo falou sobre como está sendo esse contato com os alunos. Falando sobre nossas percepções em sala. Alguns alunos têm dificuldade de se concentrar na aula, e ficam conversando, e quando tem a oportunidade de participar da aula eles brincam em suas falas. Falamos também da playlist de podcast, em que duas já estavam prontas e outras estavam sendo finalizadas. Nós, do subgrupo da Mítia, tivemos a mesma percepção e observação sobre os alunos. Eu espero que com o tempo eles se acostumem com a nossa presença, e se sintam mais à vontade para falar, e assim contribuir com a aula. E que também essas interferências diminuam, porque atrapalha a todos. 

Por fim, os pibidianos da professora Dóris falaram sobre os trabalhos desenvolvidos com os alunos do EJA e a finalização do projeto. A proposta foi trabalhar com o gênero jornalístico, pois os alunos são na faixa de 30 a 50 anos, então era algo muito presente na vida deles. Dentro da proposta, os pibidianos levaram uma entrevista sobre emprego para trabalhar com os alunos. E deixaram também um espaço aberto para que eles mandassem notícias e dessem as opiniões deles. A maior dificuldade foi o trabalho apenas por WhatsApp, sendo um contato bastante limitado, o que atrapalhou, gerando pouca interação entre os pibidianos e os alunos. 

Os relatos dos colegas pibidianos me deixaram reflexiva, muitos deles, apesar das dificuldades, conseguiram trabalhar com o que tinha. Eu estou indo presencialmente para a escola, e estou aos poucos conhecendo os alunos. Penso nos trabalhos que quero desenvolver, e ao mesmo tempo nas dificuldades que temos tido. Eles são eufóricos, mas quero usar essa energia em projeto com eles, seja lendo em sala, discutindo sobre algum texto, usando a sala de informática para que eles possam jogar Kahoot. Enfim, são muitas coisas que penso em levar para sala. O trabalho é difícil, mas também prazeroso, essa oportunidade de conhecer a sala de aula antes de realmente estar como professora oficial tem proporcionado uma noção de como realmente as coisas acontecem. 

Sigamos!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog